Efeito Build Up: saiba como evitar

efeito-build-up-saiba-como-evitar

Para quem não conhece o termo, o efeito Build Up nada mais é do que o acúmulo de resíduos nos fios. Por consequência, o cabelo fica mais pesado, com aparência opaca, e sem movimento. 

Há quem sinta até mesmo coceira no couro cabeludo. O que ocorre é que, ao aplicarmos produto atrás de produto (ou tratamento), sem retirarmos todos os resíduos corretamente, eles vão se acumulando. 

Desse modo, o efeito Build Up não permite que o cabelo cresça saudável.

Com o uso constante de condicionadores, máscaras e cremes sem enxágue, as madeixas podem ficar “sufocadas”. E com isso, não respondem aos tratamentos.

Por que o efeito Build Up acontece?

Uma coisa é certa, se a lavagem do cabelo é feita de forma inadequada, os resíduos dos produtos acabam ficando acumulados nos fios. Por consequência, o acúmulo desses resíduos faz com que os nutrientes não penetrem na fibra capilar. 

Porém, se o seu cabelo chegou nesse estágio, não precisa ficar desesperada! O efeito Build Up pode ser revertido com alguns cuidadinhos super fáceis.

Como identificar o problema

Antes de tudo, é preciso saber como identificar o efeito Build Up.

Quando utilizamos os mesmos produtos por um longo espaço de tempo, a tendência é que ocorra um acúmulo de resíduos na fibra capilar. Por conta disso, o cabelo fica com aquele aspecto de sujo, mesmo depois de ter sido lavado.

Os fios ficam mais pesados, opacos e oleosos. Além disso, pode haver aumento do frizz e de pontas duplas, madeixas com nós, e aquela coceira incômoda no couro cabeludo.

Combatendo o efeito Build Up

O primeiro passo é se atentar se você está lavando os cabelos corretamente. Apesar de parecer algo corriqueiro, existem algumas dicas.

A frequência de lavagem deve ser considerada de acordo com o seu tipo de cabelo. Em geral, o mais indicado é lavar dia sim, dia não.

Outra dica diz respeito à temperatura da água, que deve ser morna ou fria. A água em temperatura muito elevada também abre mais as cutículas, o que pode causar ressecamento.

Shampoo e condicionador: como e quanto utilizar

O shampoo deve ser aplicado apenas na raiz, entrando em contato com as pontas no processo de lavagem. Utilizar o produto em excesso não garante uma limpeza mais eficaz, pelo contrário, pode causar acúmulo de resíduos.

Para cabelos longos ou volumosos, uma colher de sopa de shampoo é o suficiente. Para cabelos médios, a medida indicada é de meia colher de sopa e, para cabelos curtos, uma colher de chá.

No caso do condicionador, utilize metade da medida utilizada para o shampoo, aplicando do comprimento para as pontas.

Alternar os produtos é importante

Você já utiliza o mesmo kit de shampoo e condicionador há um bom tempo, e agora vem percebendo que suas madeixas já não respondem tão bem aos ativos dos produtos?

Isso acontece porque os fios podem estar saturados destas mesmas substâncias. Em razão disso, é indicado variar os produtos regularmente e observar como os fios reagem a cada troca.

Assim, também fica mais fácil acertar os produtos que vão de encontro ao que seu cabelo precisa. Quando o cabelo está mais pesado, opte por um shampoo com ação limpante, de coloração transparente. Estando mais ressecado, a melhor opção é um shampoo hidratante. E por aí vai.

Máscaras de tratamento

Com relação às máscaras, o cronograma capilar é uma excelente opção para dar essa variada. Cada máscara do kit possui uma finalidade, e assim você repõe todos os nutrientes que seu cabelo precisa, alternando os tratamentos semanalmente.

Conheça todas as opções disponíveis no site da Let Me Be, e escolha o seu tratamento de nutrição, reconstrução e hidratação.

E aí? Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando os nossos conteúdos e aproveite para compartilhar com quem você gosta! 🫶🏻

You May Also Like

mascara-ou-condicionador-para-os-cabelos-no-dia-a-dia

Máscara ou Condicionador para os Cabelos no Dia a Dia?

descoloracao-e-progressiva-ao-mesmo-tempo-pode

Descoloração e Progressiva ao Mesmo Tempo: Pode?

cabelo-poroso-saiba-como-identificar

Cabelo poroso: saiba como identificar

por-que-cabelos-loiros-devem-ser-matizados

Por que cabelos loiros devem ser matizados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *