Porosidade capilar: aprenda a fazer o teste

porosidade-capilar-aprenda-a-fazer-o-teste

Para descobrir quais nutrientes os seus fios estão precisando, antes de tudo, é preciso fazer o teste de porosidade capilar. Mas, enfim, você sabe como fazê-lo?

Ele é bem simples e feito com algo que todo mundo tem em casa: um copo d’água.

Pegue um fio de cabelo limpo e coloque em um copo com água em temperatura ambiente. Depois, é só aguardar por dez minutos e observar o resultado!

Porosidade capilar em alta! O fio afundou

Se o fio afundou, significa que o cabelo está com alta porosidade. Normalmente, são fios mais finos, frágeis e suscetíveis à quebra. Nesse caso, é indicado um tratamento de reconstrução para reposição de massa.

Isso porque, se você investir em máscaras de hidratação ou nutrição, os fios mais porosos não serão capazes de reter esses nutrientes, provocando apenas uma sensação momentânea de cabelo hidratado.

Isto é, com cutículas mais abertas ou danificadas, o fio até absorve a água (ou nutriente), mas a libera com mais facilidade também.

Por isso, além de fazer uso de produtos reconstrutores, lembre-se de evitar a água quente (que abre as cutículas). Procure fazer aquele último enxágue com água fria para que elas sejam seladas e retenham o tratamento.

Fio boiando: porosidade em baixa

Se o fio permaneceu boiando, é sinal de que as cutículas estão mais fechadas e o seu cabelo precisa de hidratação. Nesse caso, o mais provável é que suas madeixas estejam ressecadas e sem brilho.

Assim como o nosso corpo, os fios também perdem água e precisam de reposição. Então, é hora de caprichar na rotina de hidratações!

Uma boa dica é lavar o cabelo com água morna, para abrir as cutículas, aplicar a máscara, e depois selar com um último enxágue de água fria.

Fio no meio do copo

A terceira probabilidade é de o fio ficar ali, no meio do copo. Isso significa que o nível de porosidade está dentro do parâmetro normal, e por isso seu cabelo consegue absorver os nutrientes de forma adequada.

Assim, invista em óleos e máscaras de nutrição. Afinal, apesar de estar aparentemente mais saudável, seu cabelo pode estar sentindo falta de lipídios e proteínas.

Protetor térmico

Seja qual for o seu diagnóstico, antes de fazer uso de ferramentas de calor, como o secador, a chapinha ou o babyliss, não se esqueça de aplicar um protetor térmico.

Ele protege os fios, evitando a perda de água, o ressecamento e a quebra. No site da Let Me Be, você encontra diversas opções de protetores térmicos, além das melhores máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução.

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando os nossos conteúdos e aproveite para compartilhar com quem você gosta! ❤️

Leia também:

You May Also Like

os-segredos-para-manter-fios-lindos-e-saudaveis

Cabelos Loiros: como manter os fios lindos e saudáveis

cabelos-grisalhos-10-dicas-essenciais-de-cuidados

Cabelos Grisalhos: 10 Dicas Essenciais de Cuidados

entenda-por-que-sua-saude-afeta-a-queda-de-cabelo

Segredos Revelados: Entenda por que sua Saúde Afeta a Queda de Cabelo

cuidados-com-os-cabelos-tingidos

Cuidados Com os Cabelos Tingidos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *