Corte químico: 4 dicas para tratar os fios

corte-quimico-4-dicas-para-tratar-os-fios

Quem já sofreu, sabe: o corte químico é um trauma e pode causar danos severos à autoestima de qualquer mulher. Afinal, a sensação de ver seus preciosos cabelos frágeis, elásticos, porosos e quebrando com um simples toque é desesperadora.

No entanto, nem tudo está perdido. A boa notícia é que, com os cuidados adequados, é possível tratar os fios e recuperar a confiança. 

Neste artigo, você vai entender melhor o que é o corte químico, como evitá-lo, e ainda poderá conferir 4 valiosas dicas para restaurar a saúde do cabelo.

O que é o corte químico?

Primeiramente, é preciso entender que o corte químico ocorre devido ao uso excessivo ou por incompatibilidade de produtos químicos, como aqueles utilizados em descolorações, processos de alisamento, tintura e etc. 

Há uma desestruturação da fibra capilar e, com isso, os fios ficam mais propensos à quebra e caem com mais facilidade.

Por isso, fazer uso de química com muita frequência ou em combinação (tingir e depois alisar, por exemplo) é sempre motivo de preocupação.

Como evitar o corte químico

Prevenir é sempre o melhor caminho. E, por isso, por mais tentador (ou econômico) que seja fazer procedimentos químicos em casa, é aconselhável que eles sejam realizados por um profissional.

É ele quem tem experiência sobre a compatibilidade dos produtos e pode (deve!) realizar um teste de mecha para avaliar se o novo produto a ser aplicado não causará dano excessivo à saúde do cabelo.

Em todo o caso, sempre que necessário realizar o procedimento em casa, lembre-se de deixar um intervalo adequado entre um procedimento e outro e separe uma mecha da nuca, menos aparente, para fazer o teste de mecha antes de aplicar o produto em todo o cabelo.

Como fazer o teste de mecha

Aplique o produto na mecha separada e deixe agir por 45 minutos. Depois, enxágue para entender como os fios reagiram. Se estiverem elásticos e ásperos, quebrando, significa que não reagiram bem ao produto e necessitam de tratamento para que possam suportar a química.

4 dicas para tratar os fios após um corte químico

Se você já está sofrendo com o corte químico, não desanime. Existem cuidados que podem ajudar a recuperar seus cabelos.

  1. Corte as pontas regularmente

Cortar as pontas do cabelo de três em três meses, mesmo que dois ou três dedos, ajuda na reparação dos danos. 

Assim, você elimina as pontas duplas (que podem ser até triplas ou quadruplas) e diminui o peso em relação ao couro cabeludo, ajudando a evitar a queda e a quebra.

  1. Invista em um Cronograma Capilar

Pode parecer que estamos sempre batendo na mesma tecla, mas o Cronograma Capilar é sempre o melhor aliado quando se trata de recuperar a saúde dos fios.

É ele quem vai ajudar a repor a água e os nutrientes dos cabelos, reconstruindo a fibra danificada. Para entender melhor como funciona o cronograma, e como montar o seu, preparamos um conteúdo exclusivo sobre esse tema.

Em nosso site, você encontra diversas opções de cronograma, desde o compacto, com máscaras de 60 gramas (para experimentar) até o kit com máscaras de 1kg.

  1. Umectação

Aplicar óleos vegetais, como o óleo de coco, de argan ou de linhaça, é excelente para ajudar a recuperar a camada protetora do fio. 

Se já ouviu que é bom aplicar o óleo antes de dormir e lavar ao acordar, acredite! O óleo ajudará muito nesse processo de recuperação dos danos.

  1. Evite ferramentas de calor

Se o cabelo já está frágil, a exposição às ferramentas de calor, como o secador, a chapinha ou o babyliss, só tende a agravar o problema.

O melhor é evitar a tentação, e manter o cabelo natural sempre que possível (durante esse processo de recuperação, pelo menos). Quando não tiver jeito, não esqueça de utilizar um protetor térmico.

Lembre-se de que a recuperação capilar leva tempo. Seja gentil com seus fios e tenha paciência. À medida que você segue essas dicas, seus cabelos começarão a mostrar sinais de melhoria. 

O corte químico pode ser um obstáculo, mas com os cuidados adequados, você pode restaurar a saúde de seus cabelos e, consequentemente, sua autoestima. Seja persistente e confiante – cabelos saudáveis ​​estão a caminho.

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando os nossos conteúdos e aproveite para compartilhar com quem você gosta! ❤️

Leia também:

You May Also Like

entenda-por-que-sua-saude-afeta-a-queda-de-cabelo

Segredos Revelados: Entenda por que sua Saúde Afeta a Queda de Cabelo

cuidados-com-os-cabelos-tingidos

Cuidados Com os Cabelos Tingidos 

mascara-ou-condicionador-para-os-cabelos-no-dia-a-dia

Máscara ou Condicionador para os Cabelos no Dia a Dia?

descoloracao-e-progressiva-ao-mesmo-tempo-pode

Descoloração e Progressiva ao Mesmo Tempo: Pode?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *