Mitos e verdades sobre a descoloração

mitos-e-verdades-sobre-a-descoloracao

A descoloração é, de fato, um procedimento agressivo para os fios, o que não quer dizer, necessariamente, que cabelos descoloridos sejam menos saudáveis do que outros que não tenham passado pelo processo. 

Tudo vai depender do tratamento que esse cabelo recebe, não só durante o processo de descoloração, mas principalmente, no dia a dia.

Neste artigo, você vai conhecer os mitos mais comuns e descobrir as verdades essenciais sobre a descoloração capilar.

1. A descoloração causa danos irreparáveis aos cabelos – MITO

A verdade é que a descoloração, quando realizada por um profissional qualificado, não costuma causar danos irreparáveis. 

O segredo está na escolha dos produtos e na aplicação adequada, respeitando os limites de cada cabelo. Por isso, o teste de mecha é tão importante!

2. Cabelos finos não resistem à descoloração – MITO

Este é um mito comum. Na verdade, o sucesso da descoloração depende muito mais da saúde do cabelo, do que da espessura. Tanto pode acontecer de o fio ser fino e resistente, como pode ser grosso e frágil. 

Tudo vai depender dos cuidados que ele recebe. Portanto, cabelos finos podem sim ser descoloridos com segurança, desde que tenham saúde e sejam bem cuidados.

3. O cabelo nunca mais volta ao normal – VERDADE

É verdade que o cabelo descolorido nunca será o mesmo que era antes do processo de descoloração (no caso da parte exposta ao produto), mas isso também ocorre com outros tipos de química. 

No entanto, isso não significa que ele não possa ser bonito e saudável. Com cuidados e tratamentos regulares específicos para descoloração, este cabelo pode ser tão deslumbrante quanto um cabelo virgem bem cuidado.

4. O corte químico é comum nas descolorações – MITO

O corte químico – problema que ocorre por conta do uso excessivo ou por incompatibilidade de produtos químicos -, não é comum quando a descoloração é realizada em cabelos saudáveis. 

No entanto, é preciso ter atenção redobrada quando se trata de um cabelo fragilizado ou danificado, ou que tenha passado por algum outro tipo de processo químico.

5. A descoloração não interfere no crescimento dos fios – VERDADE

Muitas pessoas acreditam que, após a descoloração, o cabelo não crescerá normalmente. Isso é um equívoco. A descoloração não afeta o crescimento dos fios

6. Métodos alternativos de clareamento são mais seguros – MITO

Alguns acreditam que métodos alternativos de clareamento, como produtos naturais (camomila, limão ou vinagre, por exemplo) ou técnicas caseiras, são mais seguros que a descoloração. 

A verdade é que alguns desses métodos também podem causar danos ao cabelo e nem sempre são eficazes, especialmente em cabelos mais escuros.

7. Produtos de alta qualidade não danificam o cabelo – MITO

Produtos de alta qualidade podem reduzir os danos, mas não podem garantir a integridade total dos fios, principalmente no caso de cabelos danificados. 

Por isso, é fundamental avaliar a saúde do cabelo antes da descoloração, independente da qualidade do produto que será aplicado.

8. Descoloração sobre cabelo já descolorido é possível – VERDADE

Descolorir cabelo já descolorido pode ser necessário em situações específicas, como no caso da correção ou troca de cor. No entanto, como sempre, a saúde do cabelo é o principal fator determinante. 

Resumindo, a descoloração capilar não precisa ser temida, desde que seja realizada por um profissional qualificado e seguida por cuidados adequados. 

A chave para uma descoloração bem sucedida é a saúde dos cabelos e a escolha de produtos de qualidade. Entender os mitos e verdades relacionadas à descoloração é essencial para tomar decisões acertadas no cuidado dos fios.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando os nossos artigos e aproveite para compartilhar com quem você gosta! ❤️

Leia também:

You May Also Like

mascara-ou-condicionador-para-os-cabelos-no-dia-a-dia

Máscara ou Condicionador para os Cabelos no Dia a Dia?

descoloracao-e-progressiva-ao-mesmo-tempo-pode

Descoloração e Progressiva ao Mesmo Tempo: Pode?

cabelo-poroso-saiba-como-identificar

Cabelo poroso: saiba como identificar

por-que-cabelos-loiros-devem-ser-matizados

Por que cabelos loiros devem ser matizados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *